📚Um novo estudo de correspondência de pontuação de propensão apoia o uso de transplante de células-tronco hematopoiéticas alogênicas (HSCT) em linfomas cutâneos de células T (LCT) em estágio avançado e de alto risco. Os resultados mostram que o HSCT alogênico pode melhorar significativamente a sobrevida global e a sobrevida livre de doença em pacientes com LCT em estágio avançado e de alto risco.
📖De acordo com o estudo, a combinação de quimioterapia e radioterapia é frequentemente usada para tratar LCT, mas a doença pode ser difícil de controlar em estágios avançados e de alto risco. O HSCT alogênico pode ser uma opção de tratamento para esses pacientes, mas sua eficácia ainda não havia sido completamente avaliada. O estudo utilizou a técnica de correspondência de pontuação de propensão para comparar os resultados de pacientes que receberam HSCT alogênico com os de pacientes que não receberam.
🧬Os resultados mostraram que pacientes que receberam HSCT alogênico tiveram uma melhoria significativa na sobrevida global e na sobrevida livre de doença em comparação com aqueles que não receberam o tratamento. Os resultados também indicaram que o HSCT alogênico pode ser uma opção de tratamento viável para pacientes com LCT em estágio avançado e de alto risco que não respondem à terapia convencional.