Dr. Helio Borges, oncologista clínico, comenta sobre a análise de subgrupos do estudo clínico CASPIAN, na atualização da ESMO 2022, no tratamento de primeira linha do Câncer de Pulmão de Pequenas Células com doença extensa.
CASPIAN é um estudo de fase 3, aberto, randomizado e controlado. Os pacientes elegíveis tinham 18 anos ou mais, câncer de pulmão de células pequenas em estágio extensivo (CPPC-EE), PS 0 ou 1, ausência tratamento prévio. O estudo demonstrou benefício da combinação de Durvalumabe + Platina-Etoposide na primeira linha do CPPC-EE. A combinação melhorou significativamente a sobrevida global versus EP isolado.
Atualizações da ESMO 2022 de 39,4 meses de follow up do estudo CASPIAN com 17,6% dos pacientes vivos mudam o paradigma do câncer de pulmão de pequenas células.
Em uma análise exploratória do estudo CASPIAN foram demonstrados resultados consistentes, independentemente do subgrupo avaliado. Sobrevida global e segurança foram avaliados em subgrupos por idade (<70 ou ≥70 anos) e subgrupos de platina planejados e o benefício da SG foi mantido ao longo do tempo em ambos os subgrupos.
Pacientes que receberam Cisplatina de indução tiveram um benefício adicional em análise de subgrupo com 20% dos pacientes permanecendo vivos após 3 anos de acompanhamento.
Esses achados suportam o uso de Durvalumabe + EP como um tratamento seguro e eficaz na primeira linha para pacientes com CPPC-EE, independentemente da idade ou do agente de platina.
Dr Helio Borges conclui que esses dados consolidam a eficácia e a segurança de Durvalumabe em um cenário de mundo real em CPPC-EE, refletindo a prática clínica do Oncologista.
Referências:
1530P – Niels Reinmuth et al. Durvalumab (D) + platinum-etoposide (EP) in first-line extensive-stage SCLC (ES SCLC): Effect of age and platinum agent on outcomes in CASPIAN. Annals of Oncology (2022) 33 (suppl_7): S701-S712. 10.1016/annonc/annonc1074. ESMO Annual World Congress – ESMO 2022.
Jonathan W. Goldman, et al. Durvalumab, with or without tremelimumab, plus platinum–etoposide versus platinum–etoposide alone in first-line treatment of extensive-stage small-cell lung cancer (CASPIAN): updated results from a randomised, controlled, open-label, phase 3 trial. The Lancet Oncology, v. 22, n. 1, p. 51-65, 2021.