Dra. Janaína Jabur, oncologista clínica, comenta sobre os dados do estudo CANTABRICO. Os dados foram apresentados no Congresso ESMO 2022, e fortalecem a adição de durvalumabe ao tratamento padrão com platina-etoposídeo.
CANTABRICO é um estudo espanhol, multicêntrico, fase 3b, de braço único, apresentado durante o congresso ESMO 2022, cujo objetivo foi avaliar o uso do anticorpo monoclonal anti-PD-L1 durvalumabe em combinação com o esquema de etoposide/platina (EP) no tratamento de primeira linha de pacientes com câncer de pulmão de pequenas células (CPPC).
Foram incluídos 101 pacientes, os quais receberam durvalumab, cisplatina ou carboplatina e etoposide por 4 a 6 ciclos, a cada 3 semanas, seguido por manutenção com durvalumabe isolado, a cada 4 semanas, até progressão de doença. O endpoint primário do estudo foi segurança da combinação e os endpoints secundários foram sobrevida livre de progressão (SLP), sobrevida global (SG), tolerabilidade, qualidade de vida, dentre outros.
O estudo demonstrou que a combinação de durvalumabe ao regime EP foi bem tolerada. Oitenta e cinco porcento dos pacientes completaram pelo menos 4 ciclos do tratamento. Aproximadamente metade dos pacientes tiveram atraso na administração de EP e 25% necessitaram redução de dose. A principal razão para atraso ou redução das doses de EP foi toxicidade hematológica. Durvalumabe foi interrompido em 5 pacientes devido a efeitos imunomediados e 7 pacientes descontinuaram EP devido a eventos adversos, porém após terem recebido pelo menos 5 ciclos.
Como conclusões, o estudo demonstrou que o aumento do número de ciclos de EP não gerou efeitos deletérios aos pacientes, já que mais de 40% deles receberam quatro ciclos ou mais e apenas 1 paciente descontinuou o tratamento após o ciclo 5 devido a toxicidade. O evento adverso que mais comumente levou à modificação do tratamento foi hematológico, devido à quimioterapia citotóxica.
Referências:
Dolores Isla et al. 1532P – Phase IIIb study of durvalumab plus platinum-etoposide in first-line treatment of extensive-stage small cell lung cancer (CANTABRICO): Preliminary efficacy results. Annals of Oncology (2022) 33 (suppl_7): S701-S712. 10.1016/annonc/annonc1074.